Blog

Reinventar-se no terceiro setor: Como fazer e qual a importância?

27/01/2023

Mesmo em tempos de crise, reinventar-se nos negócios é sempre importante para manter a produtividade. Além disso, é importante aprender a aproveitar as oportunidades e atingir os objetivos da sua ONG.

Reinventar-se é sinônimo de flexibilidade, credibilidade e confiança. Afinal, os doadores percebem que suas entidades do terceiro setor estão sempre em busca de inovações para priorizar investimentos e assumir compromissos com suas comunidades.

Portanto, a primeira coisa que você precisa saber é que sim. Você tem que aprender a se reinventar, sempre. Afinal, é preciso sempre encontrar novas alternativas que façam sentido para a realidade do seu negócio.

Vamos conhecer alguns truques para nos reinventarmos no terceiro setor? Verificar:

Investir na especialização

Você já ouviu falar em aprendizagem ao longo da vida? Esse termo se refere ao aprendizado contínuo ao longo da vida, ou seja, não se trata apenas de fazer graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, mas sempre acompanhar o mercado, pesquisar as mudanças e investir na especialização contínua.

Essa realidade pode ser implementada em sua ONG. Afinal, quanto mais diretores, funcionários e demais stakeholders prontos para atender o mercado, mais novidades e ideias você pode trazer para a mesa, dando reconhecimento à sua entidade.

Sabemos que administrar uma organização não é fácil. Porém, com o aprendizado contínuo, fica mais fácil identificar grandes oportunidades para crescer e se destacar.

Portanto, ao gerenciar uma ONG, certifique-se de investir regularmente em profissionalismo. Mas isso não significa que você precisa investir muito dinheiro. Atualmente, diversas empresas oferecem cursos e treinamentos online que você pode acessar gratuitamente.

Aprender a medir os resultados da gestão da ONG

O terceiro setor é aquele que exige muita experimentação e análise de resultados para entender o que precisa ser feito para atingir seus objetivos.

Acompanhar e monitorar os resultados da sua ONG é sempre uma excelente opção para inovar e se reinventar. Afinal, os dados ajudam a ter uma visão estratégica no terceiro setor.

Alguns resultados que você pode acompanhar:

  • Aumento de doações: Quantas doações você recebeu em um mês? Como ele se compara ao mesmo período do ano passado?
  • Média de votos: Qual é a doação média dos meses do ano?
  • Valor vitalício: qual é o valor vitalício do seu doador? Quanto eles investem em sua ONG em média?
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): Quanto você precisa investir para adquirir novos doadores?
  • Volume de negócios: Qual é o volume de negócios e o fluxo de doadores da sua ONG?
  • Sazonalidade: quais são os meses têm mais e menos doações?

Esses resultados facilitam um planejamento estratégico mais decisivo. Afinal, você conta com dados reais em seu negócio.

Acompanhe as tendências do mercado do terceiro setor

A Internet nos permite acompanhar tendências, estudos e estudos globais. Por isso, fique sempre atento às principais notícias do mercado na área do terceiro setor.

Dessa forma, você descobrirá insights poderosos que podem ajudar sua ONG a crescer. Além disso, a atualização constante é essencial para aprender a se reinventar. Afinal, aprendendo com as histórias de sucesso de outras entidades, você pode se inspirar para trazer essas inovações para a sua. Então você está sempre à frente das novidades.

No mesmo contexto, é importante olhar para a competição: quais eventos são disputados? Como eles se comunicam com o público? Como funciona o processo de captação de recursos?

O monitoramento da concorrência também é muito importante para identificar pontos de melhoria para sua entidade.

Além disso, nunca deixe a legislação de lado: pesquise sempre e fique atento às atualizações legais relacionadas ao terceiro setor, ok?

Gestão organizacional com o auxílio da tecnologia

Buscar ajuda da tecnologia é uma maneira inteligente de prosperar. Por exemplo, investindo em softwares específicos para o terceiro setor, você consegue gerenciar melhor todas as fases do projeto.

O software do terceiro setor gerenciado e coletado especificamente para organizações sem fins lucrativos, como a HYB, é uma ótima estratégia inovadora. Assim, você pode tornar seu trabalho diário mais otimizado e organizado e, além disso, terá mais chances de sucesso.

Sem contar que o software de terceiros ajuda a manter os procedimentos financeiros e contábeis atualizados, promovendo a prestação de contas. Assim, é mais ágil, confiável, seguro e transparente para suas entidades.

Oferecer boas formas de pagamento

Acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor é fundamental para a inovação. Com a pandemia, as pessoas aprenderam a realizar uma série de transações online para garantir sua segurança e conforto.

Você pode usar este cenário para incentivar doações online. Forneça aos doadores uma variedade de opções de pagamento para escolher a que melhor se adapte às suas circunstâncias.

Boleto, cartão e PIX são algumas opções modernas que podem ajudar a aumentar a doação e mostrar que sua entidade do terceiro setor está sempre inovando. Aqui, novamente, o software de terceiros pode ajudar, pois automatiza os pagamentos.

Pesquisa de Satisfação do Aplicativo

Por mais que você tenha uma visão estratégica para o seu negócio, nada substitui o feedback de voluntários, doadores ou mesmo daqueles que são recompensados ​​com projetos.

Realizar pesquisas de satisfação do público é uma estratégia inteligente para entender o que sua entidade do terceiro setor está fazendo certo e o que precisa ser melhorado.

Portanto, obter insights valiosos que podem ajudar a tomar decisões estratégicas é mais fácil ao obter uma visão holística e usar dados que beneficiam seus negócios.

Gostaria de saber mais sobre como se reinventar no terceiro setor? Aproveite em nosso site e nossas redes sociais para ficar por dentro de mais artigos como este.

Leia também: Marketing Digital: Estratégias para o Terceiro Setor

 

< Voltar

Inscreva-se em nossa
Newsletter
e fique por dentro das novidades!