As OSCs Organizações da Sociedade Civil (antigas ONGs), fazem parte de um mercado (poderíamos chamar de nicho de mercado), impulsionado principalmente por um grande número de voluntários que dedicam seu tempo a projetos em que acreditam. No entanto, a dedicação em tempo parcial é acompanhada por falhas nos processos da OSC, na gestão, principalmente no controle financeiro e contábil, que acabam por afetar diretamente o desenvolvimento da organização.
Segundo o Mapa das Organizações da Sociedade Civil em 2020, existiam cerca de 815.676 OSCs no Brasil.
É a partir deste ponto que novas iniciativas e projetos, bem como oportunidades de colaboração e sustentabilidade corporativa.
Conheça o cenário
É importante que os responsáveis financeiros das OSCs tenham uma boa compreensão do ambiente em que operam. Aqui, os fluxos de gastos institucionais devem ser bem estruturados, antecipando possíveis contingências e entendendo as principais fontes que podem atender a demanda inesperada.
Essa análise deve ser documentada continuamente, não apenas como proxy da situação, mas como base para decisões futuras.
Controle o fluxo de caixa
Uma gestão financeira de alta qualidade pode ser a grande diferença entre o que funciona e o que não funciona. Portanto, o fluxo de caixa é uma importante ferramenta para orientar a tomada de decisões e otimizar os recursos disponíveis.
Usá-lo requer apenas que uma organização registre os movimentos financeiros diários de sua entidade.
Esse controle de entrada e saída pode ser feito por meio de programas simples como o Excel, ou até mesmo por meio de softwares de otimização para facilitar os processos de controle financeiro, permitindo que você concentre seu tempo e energia em processos que exigem mais notificação.
Gestão e acompanhamento
Acompanhar seus gastos e receitas se tornará parte do processo de gerenciamento do seu corpo ao longo do tempo. Isso permitirá que você e todos os envolvidos no processo entendam sua importância e comecem a trabalhar juntos para levá-lo adiante.
Isso é importante para você aumentar a maturidade de sua gestão financeira para avançar em processos mais fortes que não só beneficiam a sustentabilidade da entidade, mas também tragam novas tecnologias que facilitem a mobilização de novos recursos e projetos de desenvolvimento.
Todo balanço do terceiro setor leva em conta o patrimônio líquido, assim como as empresas do mercado privado. A diferença fundamental está na terminologia utilizada.
Por exemplo, o termo justiça é usado na esfera privada, enquanto no terceiro setor é chamado de justiça social.
Balanço Patrimonial e o Terceiro Setor
A principal função de um balanço patrimonial é ilustrar a situação patrimonial e financeira de uma organização. Não podemos usar o termo “capital social” para OSCs e associações.
Isso porque é um termo usado para empresas que buscam obter lucro. As OSCs substituíram o termo por “patrimônio social” na elaboração de seus balanços.
Lucros e Perdas do Terceiro Setor
O excedente representa a rentabilidade de uma instituição. Por outro lado, um déficit representa um saldo negativo durante o período de registro. Ou seja, provar um superávit ou déficit é um resultado positivo, negativo ou neutro de mostrar uma conta em toda a contabilidade.
Para fazer isso, os déficits ou superávits das OSCs devem ser divididos em áreas de receitas e despesas.
Declaração de Mudanças no Patrimônio Líquido
A tabela de alterações do patrimônio social pode exibir a gama de mudanças no desempenho acumulado das OSCs, melhorar as informações na demonstração de lucros e perdas e esclarecer as mudanças na conta do patrimônio social.
Agora que você já sabe como melhorar a gestão financeira da sua OSC, você pode desenvolver um plano mais abrangente que tornará as metas alcançáveis, da sua entidade.
Para mais informações, entre em contato com um especialistas.
Mantenha-se informado e nos siga nas redes sociais.
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são entidades ou grupos de pessoas formado pela livre participação social e pela organização de pessoas que atuam no interesse público. Eles assumem muitas formas: diferentes projetos de ação, fontes de financiamento, níveis de mobilização e diferentes interesses e temas abordados. Em geral, uma organização da sociedade civil é […]