Blog

Redes sociais para ONG: Vale a pena em 2024?

25/10/2023

Você tem o costume de acessar algum tipo de rede social? Sim ou Não?

E aqui vai uma outra pergunta para você refletir: Você conhece alguém que não tenha redes sociais ou não costume acessar com alguma frequência?

As chances são de que você dificilmente conheça alguém que não tenha ou não acesse algum tipo de rede social. 

O Brasil é o 3° país no mundo quando o assunto é consumo de redes sociais. O brasileiro passa sim grande parte do seu tempo ativo nas principais redes sociais.

Então você pensa:

Vale muito a pena eu ter uma rede social para ONG ou OSC? Será mesmo?

Nos dias de hoje, as redes sociais se tornaram uma parte intrínseca de nossas vidas. 

Mas quando se trata de organizações e instituições não governamentais, surge uma pergunta: Vale a pena ter ou investir nas redes sociais para ONG ou será apenas um desvio de recursos preciosos?

Não ter presença online prejudica a confiança e credibilidade junto a comunidade, doadores, voluntários e todo o ecossistema que está inserido.

Ao mesmo tempo, possuir redes sociais desatualizadas, mal trabalhadas ou com informações incorretas, prejudicam ainda mais.

Redes sociais oferecem uma plataforma poderosa para aumentar a conscientização sobre causas importantes. 

Elas permitem que as ONGs alcancem um público global, compartilhando histórias, estatísticas e informações relevantes. 

A capacidade de educar, inspirar e mobilizar torna as redes sociais um canal inestimável para disseminar a mensagem da sua organização.

Como saber se vale a pena ter as redes sociais para ONG?

Determinar se as redes sociais valem a pena para a sua ONG envolve uma análise cuidadosa de seus objetivos, recursos e público-alvo.

1° Defina claramente o propósito:

Você deseja aumentar a conscientização sobre sua causa, angariar fundos, ou ambas as coisas?

Se esse for o seu propósito as redes sociais vão ajudar e muito na sua empreitada.

2° Como é o seu público?

Se sua audiência principal está ativa nas redes sociais, as plataformas são um canal eficaz para se conectar. 

3° Você possui voluntários ou membros da equipe dedicados que podem gerenciar as redes sociais regularmente?

Neste caso o investimento pode valer muito a pena. Afinal, as redes sociais permitem avaliar métricas e medir o impacto gerado por cada ação realizada de forma precisa.

E se você está pensando que talvez seja complicado ou difícil organizar tudo isso, fique tranquilo pois o sistema Auditus ajuda a organizar toda a gestão da sua ONG, inclusive auxiliando na captação de recursos e doações através das redes sociais. O link para saber mais está na descrição desse conteúdo.

Vale a pena investir em redes sociais para ONG?

A resposta é um SIM, mas com algumas ressalvas. O sucesso nas redes sociais requer planejamento estratégico, consistência e autenticidade. 

Quando bem gerenciadas, as redes sociais se transformam em ferramentas poderosas para aumentar a conscientização, mobilizar recursos e construir comunidades ativas em torno de suas causas.

Em última análise, é sobre encontrar o equilíbrio certo e aproveitar ao máximo essas plataformas para criar um impacto duradouro.

Leia Também: Gestão de ONGs: 5 Dicas Essenciais para superar esse desafio

< Voltar

Inscreva-se em nossa
Newsletter
e fique por dentro das novidades!