Blog

Contabilidade para o terceiro setor: Tudo o que você precisa saber

11/10/2023

Assim como um quebra-cabeça precisa de todas as peças no lugar certo para ser concluído e mostrar a imagem completa, a contabilidade para terceiro setor é a peça-chave que completa o quadro financeiro das organizações.

Qual a importância de uma contabilidade para terceiro setor?

Imagine uma situação em que uma ONG, dedicada a melhorar a educação em comunidades carentes, se vê emaranhada em questões financeiras obscuras.

As doações não estão sendo registradas adequadamente, os relatórios financeiros são confusos e a transparência tão necessária para manter a confiança dos doadores está comprometida. 

Este cenário é mais comum do que se imagina e destaca a importância de um parceiro contábil que tenha experiência no terceiro setor.

Muitas organizações enfrentam desafios significativos quando se trata de contabilidade para terceiro setor . 

Todos nós sabemos que a burocracia e dificuldades fiscais brasileiras não são fáceis de lidar e para isso é preciso ter conhecimento teórico, técnico e prático.

Os principais problemas que algumas entidades enfrentam relacionados à contabilidade são:

  • Classificação incorreta das receitas de doações
  • Perda de Oportunidades de Financiamento
  • Dificuldades na Prestação de Contas
  • Risco de Má Reputação

Por outro lado, uma contabilidade especializada no atendimento ao terceiro setor poderá ajudar com:

  • Otimização de Recursos
  • Acesso a Financiamento
  • Planejamento Estratégico

Por isso, é importante ter um parceiro experiente e de confiança para a sua entidade

Como escolher a contabilidade para o terceiro setor certa?

Aqui vai alguns pontos importantes para você avaliar na escolha da contabilidade para a sua entidade ou até mesmo para você discutir com a sua contabilidade atual para buscar melhorias.

Experiência em contabilidade para Terceiro Setor:

Verifique se a empresa de contabilidade para terceiro setor que você está cogitando tem experiência específica no ramo, compreendendo as complexidades das leis fiscais e regulamentações aplicáveis a organizações sem fins lucrativos.

Acesso à Tecnologia:

Uma boa empresa de contabilidade precisa contar com ferramentas para ajudar nas demandas do dia a dia entre a entidade, contabilidade e os órgãos públicos. 

O sistema Auditus, por exemplo, é parceiro de centenas de contabilidades especializadas no terceiro setor e que estão integradas com as tecnologias de ponta para facilitar a vida das entidades.

Transparência e Comunicação:

Certifique-se de que a empresa seja transparente em sua comunicação e processos. Você deve entender claramente como serão tratadas as finanças da sua entidade e como será o processo de relatórios.

Capacidade de Personalização:

Cada organização do terceiro setor é única. Certifique-se de que a empresa de contabilidade esteja disposta a personalizar seus serviços para atender às necessidades específicas da sua entidade.

Conclusão:

Este conteúdo é um guia completo e prático para ajudar entidades de todos os tipos na escolha de sua contabilidade e nos ajustes ao processo contábil. 

Sei que o dia a dia das entidades é desafiador e que o mesmo vale para os profissionais de contabilidade. Por isso, a comunicação e alinhamento são a chave para o sucesso de todos nós.

Leia também: Contabilidade para ONGs: como fazer da maneira correta

< Voltar

Inscreva-se em nossa
Newsletter
e fique por dentro das novidades!